jump to navigation

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO PORTÁTIL EM TESTES Novembro 23, 2006

Posted by Rui Formiga in Hi-Tech.
trackback

Impressões Digitais

A polícia do Reino Unido e do País de Gales está a testar um novo utensílio que pode facilitar os trabalhos policiais em todo o mundo: um aparelho portátil que permite ler as impressões digitais de qualquer cidadão, em qualquer lugar.

 

Este aparelho tem sido utilizado em patrulhas na via pública e os resultados têm sido promissores; a recolha de impressões digitais (que até aqui só se podia fazer nas esquadras, após a detenção de um indivíduo) pode a partir de agora ser feita rápida e gratuitamente. O programa Lantern compara, instantaneamente, a impressão digital recolhida com as que já se encontram na base de dados – 6,5 milhões, neste momento.

 

Contudo, há quem não aprove o aparelho que, segundo as autoridades, é indubitavelmente útil e democrático. «Apesar de dizerem que se trata de um programa voluntário, o mais provável é que pessoas sejam obrigadas a darem as suas impressões digitais e isso é uma violência dos direitos individuais», afirma um porta-voz da Freedom Association, uma entidade responsável pela preservação dos direitos civis.

 

Caso seja adoptado, esta nova ferramenta vai ser associada a uma base de dados de identificação dos proprietários de viaturas. Seria, sem dúvida, uma mais-valia para as autoridades, caso se serviam deste aparelho legal e convenientemente.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: