jump to navigation

ANO NOVO, VIDA NOVA? Dezembro 30, 2006

Posted by Nuno Formiga in Sociedade.
trackback

Com o Ano Novo à porta, é tempo de análise e reflexão sobre o que se passou no ano que agora está a acabar.

Dos acontecimentos de 2006 em Portugal e no Mundo, destaco:

Janeiro: Cavaco Silva é eleito Presidente da República à primeira volta, com 50,59% dos votos. Em 2.° lugar fica Manuel Alegre (20,72%) e em 3.° Mário Soares (14,34%).

Fevereiro: A publicação na Dinamarca de 12 cartoons com o profeta Maomé em 2005 gera novamente enorme contestação, com a republicação dos desenhos noutros órgãos de informação. Líderes europeus defendem a liberdade de expressão e condenam os protestos violentos dos muçulmanos.

Março: Vanessa Fernandes vence na Jordânia a Taça do Mundo de Triatlo. Naide Gomes ganha a medalha de bronze do salto em comprimento nos Mundiais de Pista Coberta de Moscovo.

Abril: Com manifestações a favor de soldados expulsos do exército, começa uma violenta crise em Timor-Leste, que envolverá a intervenção australiana e o envio de uma força da GNR portuguesa, e que só terminará com o afastamento de Mari Alkatiri da chefia do Governo.

Maio: O Irão ameaça abandonar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear se for pressionado a desistir do programa de enriquecimento de urânio.

Junho: Freitas do Amaral anuncia a sua demissão de titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, invocando razões de saúde. Será substituído por Luís Amado, até à data ministro da Defesa. A pasta da Defesa passa a ser sobraçada por Nuno Severiano Teixeira, que fora ministro da Administração Interna no governo de António Guterres.

Julho: Em Estugarda, no jogo para a atribuição do 3.° lugar do Mundial de Futebol, Portugal perde com a Alemanha, por 1-3, não igualando assim o feito dos «Magriços» de 1966 (3.° lugar).

Agosto: Após 1 mês de intensos bombardeamentos do exército israelita contra o Líbano, com a finalidade de destruir o Hezbollah (Partido de Deus), apoiado pela Síria e o Irão, é assinado o cessar-fogo.

Setembro: Na Grã-Bretanha, Tony Blair, líder do Partido Trabalhista e primeiro- -ministro desde 1997, anuncia que abandonará o poder dentro de um ano; perfila-se como seu sucessor o ministro das Finanças e seu velho rival Gordon Brown.

Outubro: A Coreia do Norte anuncia ter efectuado um ensaio nuclear, tornando-se uma potência atómica.

Novembro: Em Bagdad, o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, derrubado pela invasão americana de 2003, é condenado à morte por enforcamento por um tribunal especial que começou a julgá-lo em Outubro de 2005. A defesa anuncia a intenção de interpor recurso.

Dezembro: Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, lança o livro Eu, Carolina, onde conta muitas histórias e faz afirmações comprometedoras para o presidente do FC Porto, designadamente em torno da agressão ao dirigente do PS Ricardo Bexiga, que teve papel decisivo na denúncia de situações que deram origem ao processo Apito Dourado.

(Adaptado do website da revista Visão Online)

Para finalizar e para reflectir, deixo-vos a extraordinária mensagem de fim-de-ano do banco brasileiro Bradesco.

Um grande abraço e um excelente 2007 a todos os leitores e amigos do Acontece!!

Comentários»

1. Rui - Dezembro 30, 2006

Não esquecer a execução de Saddam Hussein.
Eu apresento os detalhes que não foram divulgados aqui: http://ingrato.blogs.sapo.pt

2. Mário Ventura - Dezembro 30, 2006

Existe já o vídeo também a circular por aí do Saddam…nem na hora da sua morte ele deu a parte fraca, impressionante! Mas será que a morte dele, gravada, é mesmo real?

Depois de ler estas linhas apeteceu-me voltar atrás mas, ao ver o vídeo, acho que vou mas é comprar um puzzle


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: