jump to navigation

EUA IRÃO COMERCIALIZAR ALIMENTOS OBTIDOS A PARTIR DE ANIMAIS CLONADOS Janeiro 5, 2007

Posted by Nuno Formiga in Ciência e Tecnologia, Sociedade.
trackback

O Governo dos EUA declarou no passado dia 21 de Dezembro que o leite e a carne obtidos a partir de animais clonados são tão seguros como os seus homólogos obtidos a através de processos convencionais de criação de gado.

A FDA (Food and Drug Administration), que tem acompanhado os estudos sobre esta questão durante os últimos 5 anos, acredita que estes produtos são tão seguros que nem será necessário utilizar regras de etiquetagem que indiquem que estes produtos são obtidos a partir de animais clonados.

O documento legislativo que, ao que tudo indica, aprovará a comercialização destes produtos, está neste momento em discussão pública e prevê-se que seja aprovado e publicado nos próximos meses.

Entretanto, uma sondagem recente indica que 64% dos americanos se sentem desconfortáveis com o facto de virem a consumir este tipo de alimentos.

Apesar de técnicas como a clonagem ou a modificação genética de organismos terem um enorme potencial para a criação de alimentos baratos e de grande qualidade (virtualmente, os produtores de animais clonados podem clonar animais de qualidade superior) que seriam tão úteis para erradicação da fome principalmente nos países de África, remanescem duas questões: serão estes alimentos realmente seguros para o consumo humano? Não terão os consumidores o direito de saber que estão a consumir produtos obtidos fora dos métodos tradicionais?  Será que a Europa, tão politicamente comprometida com a saúde e segurança do Homem e do Ambiente, seguirá este caminho?

Sem dúvida que estas questões e muitas outras relacionadas com ética,  farão correr muita tinta no decorrer deste ano…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: