jump to navigation

INVESTIGADORES NORTE-AMERICANOS DESCOBREM VUNERABILIDADE NO VIH Fevereiro 15, 2007

Posted by Nuno Formiga in Ciência e Tecnologia.
trackback

proteina.jpgSegundo notícia da revista Nature, investigadores medicos norte-americanos descobriram um “calcanhar de Aquiles” na armadura em constante mutação do VIH.

O vírus da SIDA escapa ileso ao sistema imunitário humano porque as proteínas que cobrem a sua superfície estão em constante mutação estrutural.

No entanto, estes investigadores descobriram um local do vírus (a glicoproteína gp120) cuja estrutura permanece inalterada e demonstraram como um anticorpo específico (o anticorpo B12) se pode ligar a este local!

Na prática, o que este anticorpo faz é ligar-se ao vírus como se fosse uma pastilha elástica numa chave, que impede que a mesma entre na fechadura. Analogamente, o VIH fica impedido de irromper pela parede das células.

Se o organismo humano for estimulado a produzir as sua próprias réplicas deste anticorpo antes da infecção, então,  em teoria, tal permitiria que o sistema imunitário atacasse o vírus e prevenisse a infecção.

“Durante muito tempo, as pessoas têm-se indagado se uma vacina contra ao VIH seria alguma vez possível”, diz Peter Kwong do US National Institute of Allergy and Infectious Diseases em Bethesda, Maryland, que liderou a investigação. “O que estas  descobertas dizem é que tal não é apenas um sonho – há realmente uma vulnearabilidade!”

Esta descoberta pode, sem dúvida, ser um passo de gigante na procura de uma vacina para uma doença que afecta 1% da população mundial e que se estima ter já morto mais de 20 milhões de pessoas.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: